- Início
- Município
- Comunicação
- Eventos
- Todos os eventos
- Fazer sentido - Conversa com Marisa Piló
Fazer sentido - Conversa com Marisa Piló
Conversa com os artistas. Inscrição prévia obrigatória (telefone 234 397 260 ou 23milhas@cm-ilhavo.pt).
Dirigido a alunos do ensino secundário e público em geral.
Participação gratuita.
“Fazer sentido”. Um desafio da Call for artists Art-Map ao 23 Milhas - Ílhavo. Esta é uma exposição transversal aos vários espaços culturais do Município de Ílhavo, em que são revelados os trabalhos resultantes das oito residências artísticas da ART-MAP que a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaŕé acolheu ao longo dos primeiros meses de 2017 e a que se juntam também alguns artistas convidados, em mais de uma centena de obras.
FÁBRICA IDEIAS GAFANHA DA NAZARÉ
artistas: António J. Rocha, Portugal Catarina Machado, Portugal João Sousa Pinto, Portugal José Rosinhas, Portugal Sharon Peretz, Israel Maja Kirovska, Macedónia Carlos Teixeira, Portugal Marisa Piló, Portugal Patrícia Ferreira, Portugal Sandra de Jaume, Espanha
Foyer
Do realismo para o minimalismo. Neste núcleo, a cor é o fator dominante. Ali, as instalações, pinturas e esculturas destacam-se pelas suas formas e cores básicas: o círculo, o quadrado e o triângulo; o amarelo, o vermelho e o azul. É infinita a variedade de possibilidades que estas cores e formas, aparentemente simples, oferece e a espontaneidade da mensagem que as obras transmitem.
Galeria
No primeiro andar da Fábrica das Ideias nem tudo o que parece, é. A água do mar confunde-se com plástico azul, os coletes salvavidas podem não passar de fardos de palha que naufragam, um ponto do Google Maps pode ser o lugar em que um barco lotado luta por se manter à tona. É através das obras de Maja Kirovska, artista da Macedónia, que o público é transportado para a batalha, cada vez mais renhida, entre a realidade e a ilusão digital. As suas obras são um jogo dinâmico de surpresa e descoberta, mas sobretudo um convite à reflexão.
Espaço das Oficinas
Nos dias de hoje, com um avanço tão evidente da tecnologia, nomeadamente na área da fotografia e do design digital, ainda precisamos da pintura figurativa? Ao contrário da fotografia, a pintura figurativa não replica, necessariamente, a realidade, as pessoas, as paisagens: pode antes captar a sua essência através da cor, do tom, da linha. Nesta secção da exposição, explora-se o poder da imperfeição enquanto combustível criativo.
Fábrica das Ideias Gafanha da Nazaré
Rua Prior Guerra,
3830-711 Gafanha da Nazaré
Tel: +351 234 397 263
E-mail: 23milhas@cm-ilhavo.pt
GPS: 40º 38'10.57" N | 8º 42'42.56" W
10h00