- Início
- Município
- Comunicação
- Eventos
- Todos os eventos
- Código Postal: A2053N - fotografia de Pepe Brix
Código Postal: A2053N - fotografia de Pepe Brix
Exposição fotográfica.
Entada gratuita.
Inauguração 17 de maio às 17h15
"Código Postal: A2053N” é o trabalho fotográfico de Pepe Brix que documenta a vida a bordo dos navios portugueses de pesca longínqua. Joana Princesa, um dos 13 sobreviventes da frota bacalhoeira portuguesa, foi o navio no qual o fotógrafo esteve embarcado durante três meses e meio.
“Código Postal: A2053N”, código de matrícula do arrastão Joana Princesa, é uma bela exposição de fotografia de Pepe Brix que o Museu Marítimo de Ílhavo faz questão de partilhar com o seu público.
As imagens documentam com realismo e sentido humano a realidade contemporânea da pesca longínqua portuguesa no Atlântico norte, mais precisamente na zona NAFO, onde a pesca do bacalhau por homens e navios portugueses persiste, teimosamente, invocando o tempo mítico da white fleet, dos lugres bacalhoeiros e de todo esse património que o Museu preserva como herança cultural de todo um País.
Há quem pense que tudo é passado e lenda na pesca do bacalhau. Que já não há navios em actividade, que a indústria de pesca foi há muito devorada pela burocracia e por erros de política. Não é bem assim. Basta visitar o porto de pesca longínqua da Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, e observar navios e fábricas.
A exposição retrata o trabalho a bordo do Joana Princesa, um dos atuais treze navios polivalentes de pesca longínqua portugueses.
O fotógrafo esteve embarcado durante três meses e meio, convivendo com a tripulação, fazendo parte dela. As imagens são fortíssimas e quase fílmicas. Ontem como hoje, sugerem um excesso de real. Levam-nos a perguntar a nós próprios se seríamos capazes de fazer aquele trabalho, de ser parte daquele mundo flutuante. Não admira que este projeto tenha sido publicado, recentemente, na National Geographic Magazine.
A pesca hoje é muito diferente da de antigamente. Em cada ano, o Joana Princesa faz em regra duas viagens. Ao todo, os tripulantes passam cerca de oito meses no mar. Durante todo esse tempo, trabalham em condições difíceis e a mais de duas mil milhas de distância. Afinal, ainda temos os nossos Heróis do Mar.
Museu Marítimo de Ílhavo
Av. Dr. Rocha Madahíl
3830-193 ÍLHAVO
Tel: (+351) 234 329 990
E-Mail: museuilhavo@cm-ilhavo.pt
GPS: 40°36'15.8"N, 8°39'58.4"W
terça a sábado - 10:00-18:00 (última entrada às 17h15)
domingo - 14h00-18h00 (última entrada às 17h15)