- Início
- Município
- Comunicação
- Eventos
- Todos os eventos
- Bernardo Santareno, um médico na frota bacalhoeira
Bernardo Santareno, um médico na frota bacalhoeira
Exposição. Entrada gratuita.
Inserida nas comemorações do 4º aniversário do CIEMar Ílhavo.
Esta exposição está inserida num projeto cultural mais amplo, que celebra em diferentes momentos a obra de Bernardo Santareno, enquanto médico da frota bacalhoeira, nas campanhas de 1957 a 1959.
Nesta exposição assinalamos o percurso bacalhoeiro do médico António Martinho do Rosário, que escrevia como Bernardo Santareno, e partimos à descoberta do contexto das viagens que o inspiraram para a criação e duas obras tão marcantes no panorama literário português: o livro de crónicas “Nos Mares do Fim do Mundo” e o texto dramático “O Lugre”.
O projeto cultural que assenta na obra de Bernardo Santareno contará também com o lançamento da reedição do livro “Nos Mares do Fim do Mundo” editado pela E-primatur e apoiado pelo MMI e uma peça de teatro de comunidade intitulada “O Lugre - Projeto de Teatro Comunitário” dirigido pelo encenador Graeme Pulleyn, que estreará a 18 de Maio no MMI.
Esta exposição conta com a colaboração do Museu Nacional do Teatro e da Dança, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, da Biblioteca Geral da Universiade de Coimbra, da Fundação Mário Soares e da Editora E-Primatur.
Av. Dr. Rocha Madahíl
3830-193 Ílhavo
Tel: (+351) 234 329 990
Mail: museuilhavo@cm-ilhavo.pt
GPS: N 40º 36’ 16.11’’ | O 08º 39’ 57.65’’
terça a sábado - 10:00-18:00
domingo – 14:00-18:00
Nota: última entrada no Museu Marítimo de Ílhavo às 17:15. Encerramentos: sexta-feira santa e domingo de Páscoa.