- Início
- Município
- Comunicação
- Eventos
- Todos os eventos
- Bacalhau de Natal... Como escolher?
Bacalhau de Natal... Como escolher?
Ciclo de iniciativas Sentidos de Mar.
Passeio pedestre orientado no Porto Bacalhoeiro com visita a empresa de transformação alimentar do Bacalhau e degustação.
8,00€/pessoa.
Inscrições limitadas e sujeitas a confirmação.
Julga-se que o consumo do Bacalhau pelo Natal esteja associado, já desde o século XIV, ao jejum de carnes importo pela Igreja Católica e que na altura era de 130 dias ao ano, isto é, não apenas no período que antecedia a Páscoa mas também, entre outros períodos, no período que antecedia o Natal, até à Consoada, no dia 24 de dezembro, tornando o peixe salgado uma solução "fácil" para o período de inverno, mais incerto para as pescarias, e para o interior do país.
Não sendo o Bacalhau pescado nas nossas águas, é certamente o peixe que, após a salga (técnica de conservação muito característica dos portugueses) e depois de demolhado, melhor mantém as características de sabor e textura do peixe fresco, o que dele terá feito o produto que hoje é também um símbolo da "portugalidade"...
Mas... será que, hoje em dia, com tantas opções, variedades e técnicas (inclusivé de conservação) sabemos que bacalhau é, "verdadeiramente", o "Bacalhau português"? Será que todos os processos que disponibilizam Bacalhau para serem consumidos em Portugal contribuem para a economia nacional? E a qualidade? O que melhor nos serve?
Estas e outras questões são o mote para, além de melhor conhecer o nosso Porto Bacalhoeiro e a sua história, na Gafanha da Nazaré, visitar uma empresa de tratamento alimentar do Bacalhau - a Barents, conhecendo o processo de tratamento, e saber que características procurar para escolher o Bacalhau para o Natal.
Além disto, será também possível degustá-lo, confecionado pela mão do jovem talento gastronómico Ricardo Marques, do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel.
Programa:
- Encontro no Porto Bacalhoeiro (Gafanha da Nazaré), em frente ao antigo navio bacalhoeiro "Argus" (Polinesya II);
- Visita pedestre interpretada através do Porto Bacalhoeiro até à Bacalhau Barents;
- Visita à Bacalhau Barents com degustação de Bacalhau confecionado pelo chef Ricardo Marques.
Sentidos de Mar...
É a nova iniciativa do Museu Marítimo de Ílhavo que inclui, entre outras atividades, visitas orientadas (maioritariamente no exterior do museu) e que serão uma novidade para este final de 2018 e para os anos de 2019 e 2020. A pretexto do mar, das pescas e das comunidades irão experimentar-se e visitar-se, quase sempre ao ar livre, o património marítimo e iconográfico do Município de Ílhavo, incluindo o religioso, bem como outros aspetos muito particulares e relevantes mas menos abordados da cultura marítima local... Antecipamos, desde já, muitas surpresas! Esta visita será realizada com a "Balão Mágico" (RNAAT Registo n.º 2162/2018) e tem o apoio da Bacalhau Barents.
Inscrições prévias através do 234 329 990 ou visitas.mmi@cm-ilhavo.pt e sujeitas a confirmação.
Circuito pedestre interpretado c/ visita a empresa de transformação alimentar e degustação.
Duração estimada de 2h00
Idade mínima recomendada: 12 anos
Esta atividade insere-se no projeto Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades, programa de cultura em rede dinamizado pelos Municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa, no Centro de Portugal. É cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Avenida Dr. Rocha Madaíl
3830-193 Ílhavo
GPS: 40°36'15.8"N 8°39'57.6"W
Google Maps: 40.604378, -8.665988
Tel: (+351) 234 329 990
E-mail: museuilhavo@cm-ilhavo.pt
10h00 ~ 12h00
Com o apoio