- Início
- Município
- Comunicação
- Eventos
- LEME Festival de Circo Contemporâneo e Criação Artística em Espaços não Convencionais 2022
LEME Festival de Circo Contemporâneo e Criação Artística em Espaços não Convencionais 2022
Não há dois corpos iguais. Todos os corpos são semelhantes, porém, no complexo poder de que gozam: são corpos portais, intermediários entre nós e o mundo. A grande beleza de um corpo não será nunca a sua forma, o seu tamanho, a sua flexibilidade ou a sua força, mas o rigor com que a sua matéria, a nossa carne, viva e vulcânica, habita o universo, se mantém em contacto com a Terra e com todos os outros corpos. Um corpo não se esgota nas suas capacidades. É uma experiência contínua, um lugar permanentemente novo e o que temos de mais antigo. Um corpo é um arquivo, um manifesto, uma tomada de posição, um incêndio. A sua anatomia pouco importa quando deflagra. Um corpo é nada menos que uma revolução. Um lugar de violência e maravilha, de obstinação e entrega. Um corpo é uma possibilidade.
Este ano, o LEME reflete, através da sua programação e atividades paralelas, como o programa DIVE - Deep Learning Activity - sobre o tema “Corpos Diversos”, convocando os participantes a pensar a inclusão e a acessibilidade, rejeitando a ideia de que o corpo é o limite. O corpo ideal é o corpo que existe. Exatamente este, que temos agora, aqui, neste preciso momento.
Na sua quarta edição, o LEME junta 16 companhias de circo contemporâneo, de 10 países diferentes, que representam 70 artistas de 16 nacionalidades. Apresenta 16 espetáculos, em 31 exibições, incluindo uma estreia internacional, seis estreias nacionais e uma ante-estreia. Na área da formação, há três workshops, um evento internacional organizado pela Circostrada Network e duas residências artísticas.