- Início
- Município
- Comunicação
- Eventos
- Dia atual
- Rádio Faneca 2020 (edição especial)
Rádio Faneca 2020 (edição especial)
Transmissão ao vivo a partir da frequência 103.9FM
O Rádio Faneca foi sempre um festival de compromisso, mas também de descomprometimento. Um ato conjunto de liberdade e fruição. E foi, e é, sempre um festival feito a muitas mãos, com a comunidade, partindo dela para ela. Num ano de mãos vazias, sentimos que é ainda mais necessário que, sem as darmos, não as tenhamos a medir. As mãos agarram, sustentam, puxam, tocam-se, apontam, fazem acontecer, protegem. Este ano, tudo mudou, mas reforçou a vontade, ou a urgência, de transmitir alegria. A cultura é inadiável. É missão de um festival como o Rádio Faneca que se continue a apoiar os artistas, a estimular os públicos e a orientar as pessoas no sentido de continuar. Porque é isso que acontece com a vida. Cumprindo todas as regras de higiene e segurança, prevenindo ajuntamentos, criando condições para que estejamos juntos sem medo, o festival acontecerá num formato muito diferente, com a sua atividade centrada na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo, onde se constrói um recinto: o palco Jardim, o palco Amália, o palco Rádio, o palco do auditório da Casa da Cultura e os Jogos do Hélder. As lotações serão limitadas, os acessos condicionados e o espaço delimitado por um jardim. Como uma casa que se fez. Se antes do mundo se alterar, o mote do festival era já a casa e os espaços que se transformam quando os habitamos, importa agora, mais ainda, a forma como os habitamos.
Ao longo dos últimos meses, houve muitas pessoas que se juntaram digitalmente para manter vivos os projetos das Histórias, que este ano juntam memórias de netos e avós, o da Bida Airada, que materializa o poema “Como se desenha uma casa” de Manuel António Pina e o da Casa Aberta, que desafia as famílias do Centro Histórico de Ílhavo a reinventar uma casa de pássaro, na impossibilidade de abrirem as suas próprias casas. “Uma casa é as ruínas de uma casa, uma coisa ameaçadora à espera de uma palavra”. O nosso dever falar.
Programa:
10 julho, sexta-feira
- 10:00 - 20:00 Emissão Rádio
- 10:00 - 19:00 Jogos do Hélder
- 10:30 + 11:30 Histórias - Palco Amália
- 15:00 + 16:30 Histórias - Palco Amália
- 18:30 Casa Aberta - Percurso
- 19:00 Maria Reis no Rádio Faneca | Palco Rádio
- 22:00 Clã no Rádio Faneca - Edição Especial (quase esgotado...)
11 julho
- 10:00 - 20:00 Emissão Rádio
- 10:00 - 19:00 Jogos do Hélder
- 11:00 + 12:00 Histórias - Palco Amália
- 15:00 + 16:30 Histórias - Palco Amália
- 15:30 Milha com Beatriz Dores e Ricardo Filipe - Palco Rádio
- 16:30 O Grito e o Cochicho no Rádio Faneca | Palco Rádio
- 18:30 Casa Aberta - Percurso
- 19:00 Old Mountain no Rádio Faneca | Palco Rádio
- 22:00 Dead Combo no Rádio Faneca - Edição Especial (quase esgotado...)
12 julho
- 10:00 - 20:00 Emissão Rádio
- 10:00 - 19:00 Jogos do Hélder
- 11:00 + 12:00 Histórias - Palco Amália
- 15:00 + 16:30 Histórias - Palco Amália
- 15:30 Fumaça - "A minha casa é a prisão" - no Rádio Faneca
- 17:00 Bida Airada - Concerto Especial
- 18:30 Casa Aberta - Percurso
- 19:00 Himalion no Rádio Faneca | Palco Rádio
Os concertos de Clã, Dead Combo, Bida Airada, Maria Reis, Old Mountain e himalion requerem a aquisição de bilhete. Cada bilhete tem o custo de 2,00€ e a receita reverte para o Lar de São José, em Ílhavo.
Os programas do Palco Rádio e as Histórias são gratuitos, têm lotação limitada e exigem o levantamento de bilhetes.
O percurso da Casa Aberta pressupõe uma inscrição através do email mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt ou diretamente na bilheteira da Casa Cultura Ílhavo.
Criação em Comunidade
O Rádio Faneca é um festival onde se cruzam música, artes performativas e visuais. O festival convoca a comunidade a ser coprodutora e cocriadora, envolvendo-a na preparação, execução e implementação dos projetos de programação.
Um programa cuja principal ideia assenta nos recursos materiais e imateriais do território, convocando as memórias da vivência do centro histórico de Ílhavo e dando- lhes novos sentidos e significados, procurando recontar histórias e pluralizar memórias. Tendo como palcos o centro histórico e as casas de uma comunidade pró-ativa no festival desde o primeiro dia, o Rádio Faneca reúne vários domínios da produção e da atividade artísticas. Junta local e global, criando, através de um conjunto de expressões culturais e identitárias únicas, novas memórias e vivências no espaço público.
2020 de forma contida mas igualmente criativa... Acompanhe todas as novidades em www.facebook.com/radiofaneca