- Início
- Município
- Comunicação
- Eventos
- Dia atual
- As chegadas da "Faina Maior", memórias da pesca do bacalhau
As chegadas da 'Faina Maior', memórias da pesca do bacalhau
Visita orientada ciclável ao Porto Bacalhoeiro e ao Bairro dos Pescadores da Malhada.
Ciclo de iniciativas Sentidos de Mar, integrando a programação do Dia Internacional dos Museus.
8,00€/pessoa. Inscrições limitadas e sujeitas a confirmação. Bicicletas disponibilizadas pela organização.
“O máximo de tempo que ele estava em casa era 2 meses. E mesmo assim, chegava num dia e no dia seguinte ia logo para (...) a descarga do bacalhau. Nós nem metade do tempo vivemos juntos. Eu tinha um professor no Magistério Primário que dizia: “vocês, raparigas de Ílhavo, são viúvas de homens vivos”, o que era um facto, pois eles passavam mais tempo no barco do que em casa. Nos lugres as viagens eram de 5 meses, mas nos arrastões eles saíam em Fevereiro e voltavam em Julho, estavam cá 15 dias e voltavam para a pesca, de onde só regressavam em Dezembro, antes do Natal. Graças a Deus ele só passou um Natal no barco, os outros passou-os todos com a família.” (entrevista a D. Natália, Ílhavo, 18-02-2008, em "Mulheres de Bacalhoeiros: Sazonalidade e Género (1950 – 1974)")
A vida das mulheres dos bacalhoeiros do Município de Ílhavo era muito diferente de outras mulheres de pescadores em Portugal... E se as chegadas eram quase sempre plenas de bons sentimentos, havia também os casos em que assim não era... Além disso, a preparação para as chegadas e as tarefas após as mesmas eram importantes para a preparação da próxima partida... Venha (re)viver estas memórias do século passado, entre o Porto Bacalhoeiro e o bairro dos pescadores da Malhada, entre o desembarque e o lar, entre os que iam e as que ficavam...
Sentidos de Mar...
É a nova iniciativa do Museu Marítimo de Ílhavo que inclui, entre outras atividades, visitas orientadas (maioritariamente no exterior do museu) e que serão uma novidade para este final de 2018 e para os anos de 2019 e 2020. A pretexto do mar, das pescas e das comunidades irão experimentar-se e visitar-se, quase sempre ao ar livre, o património marítimo e iconográfico do Município de Ílhavo, incluindo o religioso, bem como outros aspetos muito particulares e relevantes mas menos abordados da cultura marítima local... Esta visita será realizada com a "Balão Mágico" (RNAAT Registo n.º 2162/2018).
Inscrições prévias através do 234 329 990 ou visitas.mmi@cm-ilhavo.pt e sujeitas a confirmação.
Idade mínima recomendada: 12 anos
Esta atividade insere-se no projeto Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades, programa de cultura em rede dinamizado pelos Municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa, no Centro de Portugal. É cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Avenida Dr. Rocha Madaíl
3830-193 Ílhavo
GPS: 40°36'15.8"N 8°39'57.6"W
Google Maps: 40.604378, -8.665988
Tel: (+351) 234 329 990
E-mail: museuilhavo@cm-ilhavo.pt
10h00 ~ 12h30