- Início
- COVID-19
COVID-19
Neste espaço encontra a informação atualizada sobre as medidas aplicadas pela Câmara Municipal de Ílhavo e outra informação importante, no âmbito das ações de mitigação do surto pandémico da COVID-19.
A situação epidemiológica vivida em Portugal na sequência da pandemia da doença COVID-19 tem-se mantido relativamente estável.
Apesar da incidência elevada, continua a registar-se uma tendência e um número de internamentos em enfermaria e em unidades de cuidados intensivos estáveis, com a mortalidade específica por COVID-19 a apresentar uma tendência decrescente e com dominância da linhagem BA.5 da variante Omicron, que apresenta maior capacidade de transmissão.
Face ao desenvolvimento positivo da situação epidemiológica, e atendendo ao contexto de elevada cobertura vacinal, quer ao nível do esquema primário, quer do esquema de reforço, de emergência de novos fármacos para a doença grave e de maior conhecimento sobre a infeção, foi decidido na Resolução de Conselho de Ministros nº 73-A/2022, de 26 de agosto, proceder com prudência, renovando a declaração da situação de alerta em todo o território nacional continental e mantendo o conjunto das medidas ainda aplicáveis no âmbito do combate à pandemia até às 23h59 do dia 30 de setembro.
Foi, no entanto, decidido avançar na eliminação de mais medidas restritivas, assegurando sempre a proporcionalidade destas às circunstâncias da infeção que se verificam em cada momento e independentemente da necessidade da sua modelação futura, designadamente em função da sazonalidade.
Foi aprovado o Decreto-Lei nº 57-A/2022, de 26 de agosto, que altera as medidas aplicáveis no âmbito da pandemia da doença COVID-19, procedendo à eliminação da obrigatoriedade do uso de máscaras ou viseiras nos seguintes locais:
- Transportes coletivos de passageiros, incluindo o transporte aéreo, bem como no transporte de passageiros em táxi ou TVDE;
- Farmácias de venda ao público;
- Locais em que tal seja determinado em normas da Direção-Geral da Saúde.
Com o intuito de proteger quem se encontre em situação de maior vulnerabilidade, o uso de máscaras ou viseiras mantém-se obrigatório em:
- Estabelecimentos e serviços de saúde,
- Estruturas residenciais ou de acolhimento ou serviços de apoio domiciliário para populações vulneráveis, pessoas idosas ou pessoas com deficiência,
- Unidades de cuidados continuados integrados da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.
Vacinação contra a COVID-19:
A campanha de vacinação sazonal contra a COVID19 e a Gripe, já em curso e com fim previsto para dezembro, tem como objetivo principal proteger as pessoas mais vulneráveis. A Vacina Protege!
Centro Vacinação COVID Ílhavo
Av. Dr. Rocha Madaíl
3830-193 Ílhavo
Horário: segunda a sexta-feira – 8h às 16h
A modalidade “Casa Aberta” encontra-se disponível para a vacinação:
- Vacinação primária contra a COVID-19 para utentes com idade igual ou superior a 12 anos;
- Vacinação de reforço contra a COVID-19 para utentes dos 18 aos 59 anos;
- Vacinação de reforço sazonal de outono contra a COVID-19 para Grupos Profissionais prioritários. *
(A vacinação contra a COVID-19 para crianças entre 5 e 11 anos deverá ser agendada previamente em qualquer ponto de vacinação ou centro de saúde.)
Para ser vacinado basta dirigir-se diretamente ao ponto de vacinação ou ao centro de saúde.
A vacinação de reforço em regime de casa aberta está disponível para os cidadãos dos 18 aos 59 anos que tenham completado o esquema vacinal primário contra a COVID-19 e que não tenham sido infetados há menos de 90 dias.
*A vacinação de reforço sazonal de outono contra a COVID-19 para Grupos Profissionais deverá ser feita com recurso a Senhas Digitais aqui.
O intervalo recomendado entre a dose de reforço sazonal e o evento mais recente (última dose de vacina ou diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2) é de 4 a 6 meses (intervalo mínimo: 3 meses).
Informação: Canal oficial do Governo sobre a COVID-19
"ESTAMOS ON" e a Legislação compilada
Linha de assistência farmacêutica 1400 (gratuita)
Após as 21h00, os munícipes que necessitem de recorrer a uma farmácia devem contactar para o número de assistência farmacêutica 1400 (gratuito). Este número reencaminhará para uma farmácia em específico (que se encontre aberta e possua os produtos/medicamentos em stock), evitando deslocações desnecessárias a uma farmácia durante a noite.
Campanha "A prevenção é fundamental"
Ação de sensibilização dirigida a pessoas migrantes e refugiadas, no âmbito da prevenção da transmissão do vírus SARS-CoV-2, em várias línguas:
PT; AR; EN; FR; HI; NE; RO; RU; ZH; BG; IR
Como lidar com o isolamento em contexto familiar
Atendimento - Serviços e espaços municipais
Consulte os horários e as informações dos diversos serviços e equipamentos municipais aqui.
A Câmara Municipal apela aos cidadãos para que mantenham todos os cuidados, comportamentos cívicos e as regras necessárias que impeçam o surgimento de novos focos de contágio que possam colocar em causa todo o esforço social e económico que tem sido feito para controlar o surto da COVID-19.