Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Regata dos Grandes Veleiros

Num ano de grande importância histórica para a vida e cultura da sua população, com a Comemoração dos 110 Anos da Restauração do Município e também dos 200 Anos da Abertura da Barra, a Câmara Municipal de Ílhavo integrou a Regata Comemorativa dos 500 Anos do Funchal, que o Município acolheu de 20 a 23 de Setembro de 2008, no Terminal Norte do Porto de Aveiro.

 

A participar nesta Regata, que ligou Falmouth (Inglaterra), Ílhavo e o Funchal, estiveram 21 veleiros de 13 nacionalidades, nomeadamente 11 de classe A, com destaque para o maior veleiro do Mundo, o russo Sedov, e o nosso muito querido NTM Creoula, entre outros belos exemplares, alguns com mais de 100 metros de comprimento, que levavam a bordo perto de 2000 tripulantes.

 

Durante os quatro dias de permanência da frota no Terminal Norte do Porto de Aveiro, transformado numa verdadeira “mini-cidade”, a Câmara Municipal de Ílhavo apresentou um programa vasto e diversificado de actividades, que tiveram lugar no recém-inaugurado Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré.

 

Espectáculos musicais e de Fogo de Artifício, actividades desportivas, animação de rua, parque de diversões, Mostra Gastronómica e de Artesanato, Feira de Antiguidades Náuticas, entre muitas outras iniciativas fizeram parte deste conjunto de propostas que Câmara Municipal ofereceu a todos os visitantes. Referência especial ainda para a tradicional Procissão e Festa em Honra da N.ª Sr.ª dos Navegantes, que integrou o programa oficial da Regata, para a divertida e animada Parada das Tripulações e para a Parada Naval, o derradeiro e emocionante momento de despedida.

 

Pautada pela sua singularidade e espectacularidade, a Regata dos Grandes Veleiros marcou profundamente o mês de setembro e o ano de 2008 no Município de Ílhavo e em toda a Região, onde cerca de 350 mil pessoas não perderam a oportunidade de visitar os mais belos Veleiros do Mundo. Ao realizar o maior evento náutico de sempre da Região, a Câmara Municipal de Ílhavo reafirmou a sua aposta na promoção e afirmação do Município como ponto turístico e destino privilegiado para todos os amantes do Mar, colocando-o na rota internacional dos Grandes Veleiros, sendo o terceiro “porto-amigo” português a receber este tipo de evento náutico, depois de Lisboa e Porto.