Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Marchas Sanjoaninas

A tradição popular das Marchas Sanjoaninas no Município de Ílhavo é já de longa data, sendo um dos motivos que levam a Câmara Municipal de Ílhavo a incentivar de maneira muito forte a sua criação artística e musical.

 

Durante o mês de junho e pelos mais variados pontos do Município, é possível ver as Associações e Pessoas, que fazem parte da grande movimentação que são as Marchas Sanjoaninas, trabalharem com afinco para que a representação da sua terra seja brilhante, condigna e prestigiante. Mais tarde, cada Marcha brilha na sua localidade, acompanhada de arraiais populares que festejam os três Santos da Tradição.

 

Figurantes, Letristas, Ensaiadores, Carpinteiros, Costureiras, Músicos, Serralheiros e Pintores trabalham de forma entusiástica e bairrista, de alma e coração, para levar ao público um espetáculo cheio de originalidade, cor e alegria, nos habituais três desfiles que se realizam. Trajes, motivos, arcos e balões, coreografias e marcações, tudo é tratado ao mais ínfimo pormenor para que a festa seja ainda mais grandiosa do que a do ano anterior.

 

A tradição popular das Marchas Sanjoaninas, vinda já de longe, é um marco indelével de manifestação cultural e do pulsar do Município de Ílhavo, das suas Associações e da sua Gente, fazendo rejuvenescer uma das mais antigas e crescentes tradições, no desfile de arquinho e balão e roupas vistosas, numa perfeita sintonia entre tradição e modernidade.