Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Navio-Museu Santo André

Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré

3830 Ílhavo

Tel: 234 329 990

Fax: 234 321 797

E-mail: museuilhavo@cm-ilhavo.pt

http://www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt/pages/33

GPS: 40º38’29.03’’ | -8º43’43.21’’

 

O Navio-Museu Santo André é um pólo do Museu Marítimo de Ílhavo. Fez parte da frota portuguesa de bacalhau e pretende ilustrar as artes do arrasto. Este arrastão lateral (ou clássico) nasceu em 1948, na Holanda, por encomenda da Empresa de Pesca de Aveiro. Era navio moderno, com 71,40 metros e porão para vinte mil quintais de peixe.

 

Nos anos oitenta surgiram restrições à pesca em águas exteriores que resultaram na redução da frota e no abate de boa parte dela. O Santo André não escapou à tendência. A 21 de agosto de 1997 foi desmantelado. Sobrava a memória de um navio emblemático e havia de saber preservá-la. Para tanto foram conciliadas ideias e esforços. O armador do navio, António do Lago Cerqueira, Lda., (pescas Tavares Mascaranhas, S. A.) e a Câmara Municipal de Ílhavo acordaram transformar o velho Santo André em Navio-Museu.

 

Concretiza-se o sonho de quantos viveram a epopeia do bacalhau. O Santo André fora salvo. Não teria o mesmo destino de outros arrastões da sua geração cuja memória se perdeu entre as sucatas. Convertido em museu em 2001, o Santo André iniciou um novo ciclo de vida, visando mostrar aos presentes e vindouros como foram as pescarias do arrasto do bacalhau e honrando a memória de todos os seus tripulantes durante meio século de atividade.