Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Museu Marítimo de Ílhavo

Avenida Dr. Rocha Madaíl

3830-193 Ílhavo

Tel: 234 329 990

Fax: 234 321 797

E-mail: museuilhavo@cm-ilhavo.pt

http://www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt

GPS: 40º36’16.11’’ | -8º39’57.65’’

 

Distinguido com o prémio AICA/MC 2002 da Associação Internacional dos Críticos de Arte do Ministério da Cultura, nomeado para o prémio SECIL 2002 e para o prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea 2003/Mies Van Der Rohe, o projeto da ARX Portugal, contemplou uma profunda remodelação da estrutura existente, numa obra total, inaugurada em 2001, que dignifica a importância social, económica e cultural da pesca na região, impulsionando uma necessária requalificação urbanística envolvente.

 

Por meio deste arrojado projeto arquitetónico, pretendeu a Câmara Municipal de Ílhavo efetuar uma profunda remodelação do edifício existente, reformulando a sua estrutura, espaços, instalações e imagem geral, ampliando a área bruta sensivelmente para o dobro da do edifício existente. A sua implementação respeitou na rua o alinhamento existente. Os corpos novos aparecem no interior do lote, que se fechou à rua, criando um jardim interior.

 

O MMI é um excelente exemplar de arquitetura moderna, já distinguido em Portugal e no estrangeiro. Imponente e vigoroso na sua composição volumétrica, combina de forma sábia linhas, volumes e luz. Interpelante e experimental, o MMI permite apreciar e descobrir em cada visita um novo detalhe, um novo traço, uma nova perspetiva.

 

Em 2012, ano em que celebrou 75 anos de existência, a Câmara Municipal de Ílhavo apostou na ampliação deste distinto equipamento cultural do Município, conferindo-lhe capacidades e valências fundamentais na promoção da sua tarefa de mediador da história do bacalhau e faina e simultaneamente guardador da história do município na sua arrojada vertente marítima, nomeadamente com um Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar (CIEMar) e um Aquário de Bacalhaus.