Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Iniciativas

Programa Vocação

Dirigido a Jovens Estudantes com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos, residentes ou que frequentam os Estabelecimentos de Ensino do Município, o programa de ocupação de tempos livres em período de aulas - Vocação é outras das iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Ílhavo onde a temática da Proteção Civil se encontra em destaque, mais concretamente no 2.º Turno do Programa, que decorre durante os meses de abril a junho. Os participantes desenvolvem ações de vigilância dos espaços florestais e de sensibilização da população, em particular nas zonas de interface urbano-florestal, sobre o uso correto do fogo e gestão de combustíveis à volta de edificações.
 

Realização de Simulacros

Em parceria com os Bombeiros Voluntários de Ílhavo e a GNR, assim como com outras entidades, a Câmara Municipal de Ílhavo promove regularmente a realização de Simulacros em Estabelecimentos de Ensino, com o objetivo de testar a operacionalidade dos seus Planos de Emergência e de sensibilizar toda a Comunidade Escolar para a sua importância.
 

100_3228.jpgAções de Sensibilização e Formação nos Estabelecimentos de Ensino do Município

Realizadas em parceria com os Bombeiros Voluntários de Ílhavo, assim como com outras entidades, a Câmara Municipal de Ílhavo promove regularmente Ações de Formação dirigidos à Comunidade Escolar, com o objetivo de formar e informar os seus elementos sobre questões relacionadas com a sua segurança, incidindo especialmente sobre o uso de Extintores, os Primeiros Socorros e o Planeamento da Emergência.
 

Ações de Sensibilização e Formação para a Gestão de Combustíveis e Uso do Fogo e Proteção de Habitações

Tratam-se de Sessões de Esclarecimento promovidas pela Câmara Municipal de Ílhavo e dirigidas, em especial, aos proprietários de terrenos agrícolas ou florestais, assim como a proprietários de habitações ou de outras edificações em áreas florestais. Neste âmbito, também são promovidos diversos materiais informativos, nomeadamente cartazes e folhetos.
 
F1000008.jpg

“Woodwatch – De Olho na Floresta”

Inserido no Programa Municipal de Intervenção Educativa desde 2008, o Woodwatch é uma iniciativa pioneira da Câmara Municipal de Ílhavo, que aposta na Comunidade Educativa como a principal alavanca para a sensibilização de toda a população na preocupação com o Ambiente, em especial com a Floresta e os seus recursos, protegendo-a contra os incêndios. Aliada a este programa, está igualmente a Comemoração do Dia Mundial da Floresta.
 

Comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil

Desde 2007, faz parte do calendário anual de atividades da Câmara Municipal de Ílhavo a Comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil, com a finalidade de dar uma maior notoriedade e capacidade de intervenção a esta importante área, sensibilizando todos os Munícipes para o seu papel vital na prevenção de situações de risco, integrando, desta forma, a sua equipa.
Esta iniciativa decorre habitualmente num dos Estabelecimentos de Ensino do Município, onde, além da realização de um Simulacro (exercício de teste ao seu Plano de Emergência), é apresentado o balanço dos diversos projetos e ações da Câmara Municipal de Ílhavo no âmbito da temática Proteção Civil.
 

MG_0317.jpgVoluntariado Jovem para as Florestas

Promovido pelo Instituto Português da Juventude e coordenado no Município de Ílhavo pela Câmara Municipal, este programa, destina-se a todos os Jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, interessados em participar no grande desafio que é a preservação da Natureza e da Floresta em particular, mais concretamente na área florestal do Município de Ílhavo, cumprindo funções de vigilância, limpeza de lixo, de inventariação e de sensibilização das populações para o risco de incêndio, durante a época de verão.