Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Incentivos

Derrama

Atribuição de isenção do pagamento de derrama aos sujeitos passivos cujo volume de negócios no ano anterior não ultrapasse 150.000,00€ (cento e cinquenta mil euros), bem como às empresas que se instalarem no território concelhio e que tenham criado cinco ou mais novos postos de trabalho.

 
Incubação

Possibilidade de redução de 50% no valor da renda mensal para as ideias ou empresas instaladas na Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo.

 

IMI - Imposto sobre Imóveis

No que respeita aos prédios urbanos a taxa aplicada é de 0,375%, no entanto, com o objetivo de incentivar a recuperação de imóveis devolutos e/ou degradados, dinamizando assim os centros urbanos, bem como apoiar as famílias mais carenciadas no que diz respeito à habitação, o Município de Ílhavo concede isenção total deste imposto por um período de dois anos aos prédios devolutos e/ou degradados que sejam objeto de recuperação destinada a arrendamento com rendas compreendidas entre os 225 e os 325 euros, de acordo com o Regulamento do Fundo Municipal de Apoio a Famílias e Indivíduos Carenciados.

 

O Município aderiu à redução deste imposto a famílias com filhos, para imóveis destinados a habitação própria e permanente, tendo em conta o número de dependentes que compõem o respetivo agregado familiar, nos termos do Código do IRS.

 

O Município de Ílhavo aderiu também à isenção parcial do valor do IMI dos edifícios que apresentem classificação energética com classe A+ ou A, reduzindo em 20% e em 10%, respetivamente, o valor deste imposto. O Município de Ílhavo tem ainda ao dispor dos proprietários o Programa Municipal de Apoio e Incentivo à Recuperação e Reabilitação de Edifícios, designado por Recupera Ílhavo, que tem como objetivo conceder apoios técnicos e financeiros, enquanto medida de incentivo à recuperação e reabilitação de edifícios com valor arquitetónico, urbano, cultural e social.