Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

PCI - Parque de Ciência e Inovação

PCI.jpgNo seguimento da aprovação da candidatura liderada pela UA do Parque da Ciência e Inovação foi assinado o contrato de financiamento no dia 15 de dezembro de 2009, entre a Universidade de Aveiro e o Programa Operacional da Região Centro. Trata-se de um investimento de 35 milhões de euros, com o apoio do QREN no valor de 15,5 milhões de euros.

A área tem cerca de 35 hectares, dos quais 30 são no Município de Ílhavo (na zona da Coutada), e marcam a chegada física da Universidade de Aveiro ao Município de Ílhavo.

A expansão do campus Universitário da UA para Sul foi já perspetivado no Plano Estratégico Para o Município de Ílhavo elaborado por uma Equipa da UA com a CMI há quase dez anos.

O caráter inovador do Parque da Ciência e Inovação da UA (PCI) confere-lhe uma existência única à escala nacional, numa aposta de Equipa entre a Universidade, o Poder Local e as Empresas. A gestão do PCI far-se-à em estreita ligação à gestão das Incubadoras (polos da Incubadora da UA) e das Áreas de Acolhimento Empresarial dos onze Municípios da Região de Aveiro.

O PCI terá todas as condições para atrair empresas de dimensão internacional, proporcionando às nossas Empresas parcerias internacionais e por essa via oportunidades de acesso a novos mercados, sendo também um elemento de projeção internacional do Município e da Região. Servirá ainda de instrumento para a execução de prioridades políticas nacionais de que a Universidade de Aveiro é Parceira, nomeadamente no Pólo de Competitividade das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, do Pólo de Competitividade da Energia e do Pólo de Competitividade do agroindustrial, além do Cluster do Habitat e do Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar, entre outros.