Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook
Início
Visite ÍlhavoVisit Ilhavo

Festival Rádio Faneca - Ílhavo a transmitir Alegria

 

Este é um Festival que só pode acontecer em Ílhavo, porque tem na sua génese a história das pessoas, das tradições e das vivências. As ruas do Centro Histórico são ocupadas por manifestações artísticas, exposição e performances, que resultam da visão e do trabalho criativo desenvolvido por diversos artistas e pelos residentes.

 

ILHAVO RADIO FANECA 5 site cmi

 

 

Rádio Faneca é a designação mais popular e mais conhecida do público das antigas Cabines de Som que animaram, durante várias décadas e num período em que a televisão ainda não se tinha afirmado em Portugal, o espaço mais urbano de Ílhavo aos domingos à tarde - centrado no Jardim Henriqueta Maia. Eram emissões radiofónicas, com altifalantes pendurados nas árvores, que ofereciam momentos de confraternização e levavam os residentes e vizinhos das redondezas a sair de casa, em torno de uma emissão de música, de discos pedidos e publicidade. A comunidade apropriava-se do espaço público passeando, conversando, namorando, enquanto outros petiscavam pevides e tremoços comprados nas bancas das vendedeiras que animavam o Jardim.

É atualmente um festival de cruzamentos das artes performativas, visuais e música, que se realiza no âmbito do projeto de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Ílhavo (RUCHI). Convoca a comunidade a ser co-produtora, envolvendo-a na preparação, execução e implementação dos projetos de programação. O programa, cuja principal ideia assenta nos recursos materiais e imaterias do território, apresenta projetos que convocam as memórias da vivência do Centro Histórico dando-lhes novos sentidos e significados, procurando recontar histórias e pluralizar memórias estando ancorado num conjunto de expressões culturais e identitárias, consideradas singulares e únicas no contexto da vida social da comunidade de Ílhavo.

 

Recebeu, em 2015, a certificação da Europe for Festivals, Festival for Europe (EFFE), uma plataforma internacional, criada em Bruxelas pela Associação Europeia de Festivais, que liga festivais que envolvam as artes, as comunidades europeias e os seus valores, e que tenham impacto local, nacional ou internacional.

 

Acompanhe, em permanência as atividades aqui ou aqui...
 

Casa Cultura Ílhavo

Av. 25 de Abril,
3830-044 Ílhavo
GPS: 40°36'01.7"N 8°40'02.4"W
Google Maps: 40.600461, -8.667329
Tel.: (+351) 234 397 260
Tel.: bilheteira: (+351) 234 397 262
E-mail: 23milhas@cm-ilhavo.pt 
Bilheteira e atendimento: terça a sexta-feira – 11h00~18h00, sábado – 14h00~19h00