Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

GEPE – Grupo de Entreajuda na Procura de Emprego

 

imagem

 

A Câmara Municipal de Ílhavo, em parceria com o Instituto Padre António Vieira (IPAV), via acolher e dinamizar um Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego (GEPE).
A rede de Grupos de Entreajuda para a Procura de Emprego (GEPE) é um projeto experimental e inovador para apoio a desempregados, em particular os que sofrem um maior impacto psicológico do desemprego quer pela sua duração, pela situação inesperada ou pela vulnerabilidade em que se encontram.

 

Através da dinâmica de entreajuda em grupo, procura-se ultrapassar a desmotivação, o isolamento e a tendência depressiva a que o desemprego quase sempre conduz. Com o apoio de um facilitador, o grupo focar-se-á na procura ativa de emprego para os seus membros, tendo cada um deles a função de apoiar os restantes nessa missão.

 

As reuniões dos Grupos serão periódicas (no mínimo, semanais) e decorrerão no CIEMar-Ílhavo, já a partir do mês de junho.

 

O QUE SÃO?


São grupos informais de pessoas desempregadas, que se reúnem semanalmente, num espaço acolhedor. Com o apoio de dois animadores, o grupo foca-se numa procura ativa de emprego para os seus membros, tendo cada um deles a função de apoiar os restantes nesta missão.

OBJETIVOS:


- Ultrapassar a desmotivação, o isolamento e a tendência depressiva a que o desemprego pode conduzir;
- Aumentar as competências para a empregabilidade;
- Alargar as redes sociais e de apoio;
- Apoiar desempregados no seu processo de reintegração laboral, através da dinâmica de grupos de entreajuda;
- Criar um modelo e uma metodologia simples, de baixo custo e de elevada eficácia, para a restauração psicológica e anímica de desempregados, tendo em vista o sucesso na procura de um novo emprego;

 

O QUE É PRECISO PARA PARTICIPAR?


- Estar desempregado/a;
- Procurar ativamente trabalho;
- Querer ajudar os outros e ser ajudado/a por outros que estão na mesma situação.
- Estamos sempre recetivos a novos elementos e novas experiências!