Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Semana da Maior Idade

Todos os anos, durante uma semana de setembro, a nossa Maior Idade ganha ainda mais vida, marcando o encerramento de um ano de trabalho e abrindo portas a outro que se inicia.
A primeira edição da Semana da Maior Idade remonta ao ano de 1999 e é uma das ações de maior tradição e sucesso da Câmara Municipal de Ílhavo. Inicialmente acompanhada do sufixo “Semana do Idoso”, é hoje e desde 2003 designada de “Maior Idade – Viver Solidário”.

 

Com uma vasta programação, a Semana da Maior Idade é dirigida carinhosamente à população com sessenta e cinco e mais anos, residente no Município de Ílhavo. Trata-se de uma ação inserida numa política integrada especificamente dirigida aos nossos Cidadãos mais experimentados, como forma de os ter mais ativos e mais mobilizados para a sua vida comunitária, propiciando-lhes um conjunto de oportunidades de valorização do seu tempo, tirando todo o proveito e sabor à fase mais madura da vida, não esquecendo nunca que as aprendizagens e partilhas deixadas pelos nossos Maiores contribuem fortemente para o enriquecimento e desenvolvimento do Município.

 

O segredo do seu sucesso tem sido, sem dúvida, a adesão de milhares de pessoas que, ano após ano, visitam as exposições, assistem aos espetáculos, dão um pezinho de dança nos momentos de animação musical e viajam pelo país ou até para lá das fronteiras, conhecendo ou redescobrindo os mais belos recantos de Portugal e Espanha.

 

Ao longo de mais de uma década, os nossos Seniores tiveram oportunidade de participar em diversos Bailes à Moda Antiga, convívios intergeracionais, partilhar experiências nas Tardes no Jardim, assistir a espetáculos de Comédia, Revista à Portuguesa e Saraus dinamizados pelas IPSS, exercitar-se no Movimento Maior em Ação e participar na Feira/Exposição “Viver Solidário”.

 

A troca de experiências, gargalhadas, sorrisos e bons momentos têm servido de mote para esta iniciativa que procura ser sempre um ponto de encontro de gente vivida com espírito jovem e alegre, a pretexto da vida, do convívio e da cultura.