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C.M. Ílhavo - Voltar ao início
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Modalidades

Atualmente, sabe-se que a atividade física é fundamental para um envelhecimento ativo e saudável. Independentemente da sua saúde e da sua aptidão, os seniores beneficiam sempre da prática de atividade física. Se não se mexer, só tem a perder.

 

No entanto, é necessário ter em atenção algumas questões:

Cuidados especiais a ter na prática de exercício físico:
  • Usar roupas e calçado adequado. Nas modalidades aquáticas é necessário fato de banho de lycra (sexo feminino), calção de banho ou tanga (sexo masculino), touca de natação e chinelos.
  • Beber água antes, durante e depois das aulas;
  • Parar ao mínimo sinal de alarme, isto é, dor no peito, visão turva, tonturas, dores de cabeça;
  • Atenção especial deve ser dada a casos de hipertensão arterial, diabetes mellitus e a doenças osteoarticulares.
Regras a seguir para que o exercício físico seja benéfico:
  • Fazer sempre um exame médico, ou pedir aconselhamento médico antes de iniciar uma atividade física;
  • Escolher com o médico o tipo de exercício mais adequado à sua condição física e aquele que mais gosta;
  • Começar de forma lenta e com baixa intensidade, aumentando gradualmente o nível de esforço;
  • Deverá parar sempre que sinta dificuldade em respirar normalmente;
  • Acabar o exercício físico com a sensação de que poderia continuar por mais tempo;
  • Nunca fazer exercício físico em jejum ou logo a seguir às refeições.