Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

PMOTL - Programa Municipal de Ocupação de Tempos Livres

imagem
A ocupação dos tempos livres dos jovens com atividades salutares para as quais tenham um qualquer tipo de apetência e que se revistam de um claro interesse para a comunidade, tem sido amplamente aceite como sendo um importante meio de valorização pessoal, contribuindo de forma marcante para a formação da sua personalidade, incrementando a sua autoconfiança, a sua capacidade de organização, o seu espírito de equipa e de entreajuda, ao mesmo tempo que funciona como um excelente complemento à sua formação académica. Atenta a esta realidade, a Câmara Municipal de Ílhavo implementou em 1999 o Programa Municipal de Ocupação de Tempos Livres (PMOTL), orientado para os jovens entre os 16 e os 30 anos (inclusive) e suportado integralmente pelo orçamento camarário, que ano após ano tem permitido a dezenas de jovens ocupar os meses de julho e agosto com atividades de índole diversa, de uma forma ativa, empenhada e responsável.
 

O PMOTL é composto por diversas áreas, cuja duração varia entre um e dois meses, dos quais destacamos os projetos de Animação de Espaços Lúdicos e Culturais, o Apoio Administrativo em Projetos da CMI e Educação Ambiental. Como complemento aos Projetos geridos diretamente pela CMI, existirão mais dois, um de Apoio à Terceira Idade, gerido pelas Paróquias de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré, e um de Apoio à Infância, geridos pela Paróquia de Ílhavo.

 

PMOTL 2018

O Executivo Municipal aprovou, na reunião pública da Câmara Municipal de Ílhavo do dia 3 de maio, as normas de participação no Programa Municipal de Ocupação de Tempos Livres (PMOTL) 2018.

O Programa é composto por vários projetos, com duração variável entre um e dois meses, e prevê a ocupação de 93 jovens: bibliotecas de verão (10 jovens); animação de espaços lúdicos e culturais (37); apoio administrativo (6); educação ambiental e defesa das florestas (24); Maior Idade (2); Arquivos e outros Patrimónios (6). A estas atividades acrescem ainda ações programadas de apoio à terceira idade e à infância, geridas diretamente pela Câmara Municipal de Ílhavo, nas Paróquias de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré.

O PMOTL 2018 terá inscrições abertas a partir de 4 de maio, até ao dia 2 de junho, sendo a seleção dos candidatos feita através da análise dos formulários. A partir do dia 9 de junho haverá lugar às entrevistas e no dia 28 de junho uma ação de formação para os candidatos admitidos ao programa.


O número de vagas por turno poderá não ser preenchido na sua totalidade caso se verifique a inexistência de um número suficiente de candidatos que satisfaçam os critérios de seleção.

 

Informações e inscrições: forumjuventude_ilhavo@cm-ilhavo.pt

 

Normas de Participação

 

Ficha de inscrição