Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook
Início
Visite ÍlhavoVisit Ilhavo

Ílhavo Sea Festival 2012

 

               

 

O Ílhavo Sea Festival, inserido nas comemorações dos 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo, em agosto de 2012, seguiu-se à ativação do Centro de Investigação e Empreendedorismo – CIEMar, e precede a inauguração do Aquário de Bacalhaus, as novas valências deste museu. Surgiu num contexto de acolhimento e promoção de eventos intimamente ligados ao Mar (nomeadamente a tradição de acolhimento dos maiores veleiros do mundo) e à promoção das comunidades piscatórias locais através da valorização quer da imagem do pescador quer do seu património histórico imaterial, do impulso ao turismo em torno desta temática e da promoção do consumo do produto da pesca local. Os eventos mais emblemáticos a que nos referimos são a realização, anual, do Festival do Bacalhau e o acolhimento, em 2008, da Regata dos Grandes Veleiros (que juntou, no município, cerca de 21 grandes veleiros, oriundos de 13 nacionalidades distintas, com mais de 2.000 tripulantes, e que atraiu, nos seus 4 dias de realização, aproximadamente 350.000 visitantes), entre outros de menores dimensões mas que posicionam Ílhavo no que ao Turismo Náutico (em especial na vertente não poluente – a Vela), Gastronómico e de Natureza (através da promoção da prática desportiva ligada da náutica de recreio e a outros desportos aquáticos) diz respeito.

 


Em 2012, para além dos 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo, celebram também os seus 75 anos os antigos bacalhoeiros Santa Maria Manuela (embarcação atualmente de natureza turística), o NRP Creoula e o NRP Sagres , tendo os dois primeiros estado presentes no Festival.

 


Em estreita ligação com o Ílhavo Sea Festival, também promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo e nas mesmas datas, em território contíguo, decorreu o Ria a Gosto – Festival de Marisco da Costa Nova, mais uma vez numa ótica de promoção do consumo do produto da apanha e cultivo de bivalves e da pesca de marisco local.


A interação com as comunidades piscatórias aconteceu também nas atividades que tiveram lugar no Ílhavo Sea Festival, e que incluíram uma mostra de artesanato com temática náutica, entre outras atividades culturais e etnográficas, para além da oferta de um elevado leque de atividades desportivas, no âmbito da realização da Semana Náutica, promovida pelo Fórum Náutico do Município de Ílhavo – plataforma institucional regional de promoção da “Cultura do Mar”, incluíndo desde a natação em águas abertas (na melhor tradição dos arrais ilhavenses), mergulho, surf, kitesurf, bodyboard, canoagem, etc, uma mostra de nautimodelismo e outras iniciativas que evidenciam a perícia, os conhecimentos e o património histórico e cultural imaterial das comunidades piscatórias locais.

 

Do Ílhavo Sea Festival fizeram parte diversas iniciativas e atividades. A primeira das quais foi a comparticipação da Câmara Municipal de viagens de quase 50 instruendos nos trajetos marítimos Cadiz (Espanha) – Ílhavo e Ílhavo – A Coruña (Espanha). O incentivo à realização destas viagens visou efetivamente contribuir para que a população se vire definitivamente para o Mar numa vertente prática e no cumprimento da tradição marinheira portuguesa e ilhavense.

 

No Porto de Aveiro, “friendly port”, estiveram, durante o evento, 17 veleiros de 8 nacionalidades distintas. Alguns deles tinham já estado em Ílhavo durante a regata de 2008 – o Pelican of London e o MIR, renovando assim a sua ligação aos habitantes da região, outros vieram pela primeira vez a Ílhavo: o Alexander Von Humboldt II, o Amarant, o Dar Mlodziezy, o Dar Szczecina, o Ebb Tide, o Fryderyk Chopin, o Johanna Lucretia, o Maybe, o Rupel, o Guayas, o St Iv e o Zawisza Czarny, para além dos “nossos” Creoula, Santa Maria Manuela e o mítico Argus. Os países representado foram a Alemanha, a Polónia, Reino Unido, Bélgica, Equador, Rússia, Estónia e Portugal. A bordo dos veleiros estiveram 990 tripulantes.

 

Os tripulantes, e a população em geral, puderam conviver nas atividades desportivas e culturais que incluíram torneios de basquetebol, futebol, atividades “radicais”, batismos de motas de água, canoagem, mergulho, passeios de moliceiro, matarquilhos humanos, visitas culturais ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Navio Museu Santo André, ao Museu Histórico da Vista Alegre e ainda ao Farol da Barra. Do programa de atividades constou também a feira de artesanato náutico, velharias e do livro.

 

Das mais bem emblemáticas iniciativas foram a Parada das Tripulações e o Concurso de Talentos em que as diversas tripulações e instruendos brindaram os ilhavenses com canções típicas dos seus países e vice-versa.

 

O evento cativou a presença de 400.000 visitantes durante os seus quatro dias – 3 a 6 de agosto e foi palco de diversas reportagens em direto para televisões nacionais e internacionais e também para a imprensa escrita levando o nome de Ílhavo e da região aos países participantes.

 

 

Álbum de fotos do Ílhavo Sea Festival 2012…

 

Santa Maria Manuela
Cais dos Bacalhoeiros
Apartado 12
3834-908 Gafanha da Nazaré, Ílhavo
Tel.: (+351) 234 390 290
Coordenadas: 40º 38' 21" N, 8º 41' 36" W
E-mail: santamariamanuela@gmail.com

Navegar no Creoula…