Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook
Início
Visite ÍlhavoVisit Ilhavo

Desde o Porto Bacalhoeiro à Gafanha do Carmo

 

Este trajeto é para desportistas e para valentes! São um pouco mais de 20 kms, por vias urbanas e rurais, com paisagens absolutamente deslumbrantes e que lhe permitirá o contacto genuíno com a forma de vida das populações locais. Não o deixará indiferente.

 

 

Ficha técnica:

Início/Fim: "Porto Bacalhoeiro"
Âmbito: Cultural, Ambiental e Paisagístico
Tipo de Percurso: Por caminhos urbanos e por caminhos de terra batida 
Distância: 20,5 km em circuito
Duração: 4 a 5 horas
Nível de Dificuldade: Médio
Desníveis: insignificante
Época aconselhada: todo o ano, embora a primavera seja a altura ideal para o birdwatching

 

Pontos de passagem:

 

De nome oficial Porto de Pesca ao Largo do Porto de Aveiro, é aqui que se encontram as pontes-cais onde acostam os grandes navios bacalhoeiros da atualidade, entre outros grandes navios. Na margem encontram-se os armazéns da maioria das empresas de pesca longínqua que operam em Portugal. É o local mais ilustrativo da pesca contemporânea do bacalhau. É também aqui se encontra habitualmente acostado o Argus. Conheça a sua história...

 

Cidade mais jovem do Município de Ílhavo, a matriz humana da Gafanha da Nazaré resulta da fusão de distintas culturas regionais portuguesas, características das pessoas que aqui foram afluíndo ao longo dos tempos, vindas de todo o país. A cidade está fortemente relacionada à pesca do bacalhau, às secas (de bacalhau), à construção náutica, às salinas e até à plantação da Mata Nacional das Dunas da Gafanha. É aqui que se localizam importantes equipamentos como sejam a maior parte do Porto de Aveiro (que inclui o "Porto Bacalhoeiro"e o Porto de Pesca Costeira), e o Farol da Barra, entre outros.

 

  • O "Caminho do Praião"

É a designação popular dada ao caminho que constitui a margem nascente do Canal de Mira entre a Ponte da Barra até à Gafanha do Carmo, passando pela Gafanha da Encarnação. Inclui duas marinas, sede de duas associações náuticas: o Marina Clube da Gafanha e a Associação Náutica da Gafanha da Encarnação, e, com breves exceções, é constituído por praias de vaza e de lodo onde é possível observar também as aves limícolas da Ria de Aveiro, as aquaculturas e também os desportos náuticos que acontecem neste canal. Passará também, na zona da "Bruxa", pelo Cais dos Pescadores da Gafanha da Encarnação, local ideal para fazer uma pausa.

 

Um dos locais (e freguesia) mais bucólicos e aprazíveis do Município de Ílhavo, a Gafanha do Carmo inspira nos visitantes os estados de alma da Ria. Marcadamente rural, vale a pena aqui descobrir a Natureza e a forma de vida dos seus habitantes. É também um sítio bom para descansar um pouco, talvez até no seu parque de merendas, e refrescar-se.

 

  • Mata Nacional das Dunas da Gafanha

Tem aproximadamente 1.250 ha (aprox. 50 ha da "Colónia Agrícola"), fazendo fronteira a norte com a A25, a sul com a Mata Nacional e o Perímetro Florestal das Dunas de Vagos e a nascente e a poente com terrenos particulares. É uma das 18 Matas Nacionais existentes em Portugal e que está sujeita ao "Regime Florestal Total" (conjunto de disposições destinadas a assegurar não só a criação, exploração e conservação da riqueza silvícola, sob o ponto de vista da economia nacional, mas também o revestimento florestal dos terrenos cuja arborização seja de utilidade pública, e conveniente ou necessária para o bom regime das águas e defesa das várzeas, para a valorização das planícies áridas e benefício do clima, ou para a fixação e conservação do solo, nas montanhas, e das areias, no litoral marítimo).

 

  • Gafanha da Boavista

Na margem poente do Canal do Boco, junto à "Ponte de Pau", observa-se a silhueta, na outra margem, da Vista Alegre e do Pinal da Murteira e, pontualmente, ao longo das margens, pequenos cais artesanais que indiciam as práticas de lazer dos residentes.

 

  • Gafanha de Aquém

Também margem poente do Canal do Boco e onde se localizam diversos equipamentos como a Escola Municipal de Educação Rodoviária, o Ecocentro ou o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo. É possível observar, na margem oposta o Salgado de Ílhavo e, ao longe, as silhuetas das cidades de Ílhavo e de Aveiro. É um dos locais mais emblemáticos para a observação de aves, juntos às margens. Utilize a ciclovia à sua disposição.

 

 

Sugestões de visitas e atividades: