Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Zonas Costeiras

1.jpg

Praia da Barra

A Praia da Barra, cujo nome deriva do facto de se situar junto à Barra do Porto de Aveiro, é um lugar da freguesia da Gafanha da Nazaré. É uma Praia tipicamente urbana do nível I, situando-se imediatamente a Sul da barra artificial que constitui a entrada da Ria de Aveiro, tendo como referência imaginética importante o denominado farol da Barra.

2.jpgPraia da Costa Nova

Em termos de inserção territorial a Praia da Costa Nova é um lugar da Freguesia da Gafanha da Encarnação. Trata-se de um aglomerado localizado numa faixa costeira que tem a particularidade constituir charneira entre dois meios aquáticos: Oceano Atlântico, a Poente, e a Ria de Aveiro, a Nascente.
 
É conhecida de todos pelas suas habitações típicas – os palheiros – mantendo o seu retrato piscatório, sem deixar de se assumir uma localidade balnear há muito voltada para o turismo, cheia como tal de contrastes sociais e culturais, mas rica em história e em vida.

3.jpgA Ria de Aveiro

A Ria e o Mar criam o ambiente propício para a prática de todos os desportos náuticos – o surf, a vela, a canoagem - ou para simples passeios tendo a água como cenário relaxante.
Uma incursão na extensa laguna intensifica os sentidos com a graciosidade dos moliceiros e a alvura das velas enfunadas.
 
Imenso e adorado litoral, terra de pescadores de Mar e de Ria, não deixam de prolongar as suas tradições com os sentidos e a vontade ancestral.