Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook
Visite ÍlhavoVisit Ilhavo

New Bedford (EUA)

Com o intuito de reforçar os laços de amizade e cooperação entre os seus cidadãos, fruto do seu passado histórico ligado à atividade piscatória e ao Mar, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Eng. Ribau Esteves, e o Mayor de New Bedford, Frederick M. Kalisz, Jr., assinaram, no dia 28 de maio de 2005, o Acordo de Geminação entre as duas cidades, perpetuando esta ligação que remonta aos finais do século XIX.
Assumindo como o seu principal objetivo a realização e expansão de programas de cooperação nos domínios da educação e do desenvolvimento profissional e do intercâmbio histórico, cultural e económico, facilitando as relações de parceria entre coletividades, cooperativas, associações e empresas, este Acordo de Amizade tem-se revelado ao longo destes anos muito positivo, justificando, de uma forma sólida, a sua aposta na projeção de ambas as cidades no Mundo.
A cidade de New Bedford acolhe milhares de cidadãos ilhavenses que, mobilizados pelo tradicional fascínio pela descoberta de novos horizontes e oportunidades, aí se instalaram, tendo sido generosamente acolhidos pelo povo americano, num gesto notável de cortesia e solidariedade. Sem nunca esquecer a sua identidade nacional e regional, esta comunidade mantém viva a história e cultura da sua Terra Natal e do seu País, mobilizando todos os anos uma das maiores festas de comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a que a Câmara Municipal de Ílhavo regularmente se associa, com a presença de alguns dos seus representantes. Este evento tem como principal patrocinador a Associação Humanitária Os Amigos de Ílhavo, New Bedford, cujo papel de dinamização e promoção dos valores identitários do nosso Município é pautado por um grande empenho, dedicação, alegria e vitalidade, reiterando a Câmara Municipal de Ílhavo a sua aposta na renovação anual do Protocolo de Cooperação celebrado entre ambas as partes em 2005.
Em 2005, os Municípios de Ílhavo e de New Bedford celebraram juntos um Acordo de Amizade, como testemunho do profundo relacionamento entre os seus cidadãos que, desde o século XIX, partilham toda uma história marítima identitária dos seus valores históricos, naturais e culturais.
 
A Cidade de New Bedford
New Bedford é uma antiga cidade norte-americana situada no estado de Massachusetts, no Condado de Bristol, com uma área de cerca de 63 km2 e 94 mil habitantes, muitos dos quais emigrantes portugueses, que aí fundaram uma vasta Comunidade desde o início do século XIX.
Também conhecida como a “Cidade das Baleias”, devido ao facto de possuir um dos mais importantes portos da indústria balear do Mundo, New Bedford é atualmente um Município completamente identificado com o Mar, possuindo uma grande frota piscatória e uma zona costeira muito ativa, preservando as tradições marítimas dos seus antigos habitantes.
Com uma grande riqueza cultural, New Bedford tem na gastronomia um dos grandes pontos de atração, onde os pratos de marisco, confecionados à “boa maneira portuguesa”, são os mais procurados pelos turistas. Dos seus ex-libris, destaque para a Capela dos “Whaleman” e para o Museu da Baleia de New Bedford, onde está exposta a maior mostra de artefactos baleeiros existentes no mundo. Ambos os espaços estão localizados no Parque Histórico Nacional da Baleia de New Bedford”, que preserva e ilustra o papel desta cidade enquanto “Capital Baleeira do Mundo” que, em 1841, serviu de fonte de inspiração para o famoso romance “Moby Dick”, de Herman Melville.