MILHA - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo

201723 MilhasCasa da Cultura de ÍlhavoFábrica das Ideias da Gafanha da NazaréMúsicaNI CCI - Eventos
03 Novembro 2017 a 05 Novembro 2017

SEX-DOM

23milhas milha site camara 770x511 1 770 9999

Na comemoração do 60.º aniversário do nascimento de Carlos Paião, pusemos o microfone à frente, pouco disfarçadamente, de dezenas de músicos ilhavenses. Mas, na Milha, a premissa de Carlos Paião de que não é necessário saber cantar, tão pouco assobiar, não é válida: a primeira edição da Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo vai promover e valorizar o que há de melhor na cultura musical do Município de Ílhavo. Por isso há festa, não há gente como esta: os grupos e artistas que integram a Milha são transversais a todas as áreas da música, do popular ao erudito; bandas filarmónicas, grupos corais, ranchos e grupos de cantares, bandas e músicos profissionais, todos estes grupos coexistem em Ílhavo.
Na Milha, serão desafiados a interagir, partilhar e criar, dinamizando a produção musical do concelho, criando pontes entre os vários agentes e criando, a partir daqui, um desafio anual que vai constituir uma plataforma permanente de contacto entre os pares.
Para os dias 3, 4 e 5 de novembro, o 23 Milhas propõe um programa de dez espetáculos e duas oficinas para a comunidade, incluindo uma homenagem ao músico ilhavense Carlos Paião. A festa contempla a participação de mais de 600 músicos amadores, semiprofissionais e profissionais ilhavenses. Três dias de festival em dois dos espaços do 23 Milhas, a Casa da Cultura de Ílhavo e a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. Uma parceria 23 Milhas e Cais do Som, responsável pela direção artística da Milha.

 

3 NOVEMBRO SEXTA-FEIRA
CASA CULTURA ÍLHAVO

10:00 Oficina Carlos Paião para a comunidade Escolar

21:00 Escola Música Soprano
Enquanto descobrem as primeiras notas e acordes nas escolas de música, os jovens enfrentam o crivo do público.

21:30 Edevez
Lançamento novo álbum Banda irreverente de hard-rock português, com uma sonoridade dos anos 70 e 80, deambulando por outras correntes, conhecidos por atuações enérgicas e cativantes.

4 NOVEMBRO SÁBADO
CASA CULTURA ÍLHAVO

15:00 Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo
O foyer da Casa Cultura ganha esplendor com as portentosas vozes do Orfeão da Santa Casa da Misericórdia.

15:30 Vanessa Marques Oliveira (voz) e André Imaginário (guitarra)

16:00 Concerto Solistas António Justiça (guitarra) e Maria João Balseiro (flauta)
Os músicos ilhavenses António Justiça (guitarra) e Maria João Balseiro (flauta) interpretam obras do repertório clássico numa tarde de grandes concertos na Casa da Cultura de Ílhavo.

17:00 Freddy Strings (voz e guitarra)
Integrando vários projetos coletivos e tendo experiências musicais diversas, neste concerto, Freddy (voz e guitarra), interpreta temas originais, e não só, com o seu estilo característico.

21:30 Espetáculo Novo Popular - Óscar Marcelino da Graça + Ranchos Folclóricos Ilhavenses
Neste espetáculo, a tradição entrelaça-se com a inovação para contar a história de Ílhavo através das danças e cantares interpretadas por grupos de folclore do concelho e pelas improvisações do pianista de jazz Óscar Graça.

23:00 Patinho Feio
Concerto After Hours A criatividade faz parte do ADN do Patinho Feio. Neste concerto, o grupo interpreta temas originais, compostos pela banda, com energia e irreverência.


5 NOVEMBRO DOMINGO
FÁBRICA IDEIAS GAFANHA DA NAZARÉ

10:00 Oficina Carlos Paião para as famílias

16:30 Escola de Música Serenata
Dar a conhecer o breve percurso musical dos jovens ilhavenses é um objetivo que a Escola de Música Serenata pretende concretizar neste concerto. Para o público, será um momento de descoberta; para os alunos será um momento de crescimento.

17:00 Concerto Carlos Paião com Big Band
Neste concerto de homenagem a Carlos Paião, no ano em que comemoraria o seu 60o aniversário, é constituída uma “Big Band” com músicos da Filarmónica Gafanhense e da Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, Andreia Alferes, Andreia Marques Oliveira, Ricardo Fino e a comunidade educativa e as famílias (Oficinas Carlos Paião). Um vasto e variado elenco junta-se para celebrar Carlos Paião. Músicos das filarmónicas, cantores profissionais e semiprofissionais dos géneros pop e fado, interpretam o ilustre artista ilhavense de uma forma criativa, com arranjos musicais elaborados para este concerto.

OFICINAS


Oficina Carlos Paião
3 novembro sexta-feira 10:00
Casa Cultura Ílhavo

As oficinas criam dinâmicas que privilegiam a experimentação. Na oficina Carlos Paião, os alunos são convidados a descobrir parte do repertório do músico ilhavense e experimentar a interpretação de alguns temas tendo em vista a participação no Concerto Carlos Paião.

formador
Paulo Neto
público-alvo sessão exclusiva para público escolar
dirigido a crianças dos 10 aos 14 anos
duração aprox. 2h inscrição prévia obrigatória


Oficina Carlos Paião
5 novembro domingo 10:00
Fábrica Ideias Gafanha da Nazaré

Esta é uma oficina para as famílias. Os participantes também são convidados a descobrir parte do repertório do músico ilhavense e experimentar a interpretação de alguns temas tendo em vista a participação no Concerto Carlos Paião.

formador Paulo Neto
dirigido a crianças dos 6 aos 10 anos
duração aprox. 2h
inscrição prévia obrigatória

M/3

limitado à lotação do espaço

gratuito

 
23 MILHAS
Av. 25 de Abril, 3830-044 Ílhavo - Portugal
tel +351 234 397 260
23milhas@cm-ilhavo.pt 
©2012 CCI
Acessibilidade

powered by Wiremaze