À conversa com José Plácido e Madina Ziganshina, artista e curadora da Exposição "Fazer Sentido"

2017Histórico
21 Novembro 2017

SEX | 10:00

Jose placido 1 770 2500

Na próxima sexta-feira, 10 de novembro, há conversa com o artista José Plácido, no âmbito da Fazer Sentido - Exposição de Artes Visuais Art-Map/23 Milhas. A conversa, que acontece a partir das 10:00, no Museu Marítimo de Ílhavo, é dirigida ao alunos do ensino secundário e ao público em geral. O artista José Plácido observou, ao pormenor, uma ferramenta quase insignificante e esquecida, mas essencial em qualquer barco, e contou a sua história em pedra. Uma visão crítica de um escultor que opta por oferecer ao público a sua versão romântica do “vazadouro” ou “bertedoiro”.

 

“Fazer sentido”. Um desafio da ART-MAP LAB ao 23 Milhas, esta é uma exposição transversal aos vários espaços culturais do Município de Ílhavo, em que são revelados os trabalhos resultantes das oito residências artísticas da ART-MAP LAB que a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolheu ao longo dos primeiros meses de 2017, a que se juntam alguns artistas convidados, em mais de uma centena de obras.

Em cinco pontos do mapa ilhavense, mais de trinta artistas nacionais e internacionais reúnem as suas obras, recorrendo a materiais, técnicas e expressões distintos, mas com um traço comum: a força do território.
O projeto começou na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré no dia 12 de abril. Os artistas apropriaram-se do território e criaram novas peças com materiais usados, provenientes de oficinas e indústrias da região. Colocaram-se no mapa.
Pintura, escultura, instalação, vídeo, colagem: assim se contam narrativas ligadas ao mar, à pesca, às descobertas e à ecologia. Colocaram-nos no mapa.
De 7 de outubro a 30 de dezembro, a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, a Casa da Cultura de Ílhavo, a Biblioteca Municipal de Ílhavo, o Museu Marítimo de Ílhavo e o Museu Vista Alegre recebem a exposição destes trabalhos e dos de alguns convidados nacionais e internacionais com a curadoria de Madina Ziganshina, da ART-MAP LAB. Mais de uma centena de obras, 34 artistas, 13 países.
Paralelamente à exposição, há um ciclo de atividades educativas com participação de artistas, oficinas, apresentações, conversas com os artistas e um concerto. 

 
23 MILHAS
Av. 25 de Abril, 3830-044 Ílhavo - Portugal
tel +351 234 397 260
23milhas@cm-ilhavo.pt 
©2012 CCI
Acessibilidade

powered by Wiremaze